Este é um espaço dedicado aos sonhos.

sexta-feira, março 16, 2007

Ai Quim...

Hoje tive a sorte de assistir a uma cena à la moda da gentinha da Margem SuL, do melhor.
A saber: um bando de ciganos abancados, esparramados nos sofas design em plena loja da Massimo Dutti. Hilariante. Estava a ver que montavam ali tenda e faziam concorrência com as suas maisqueperfeitasimitaçoesapreçodesaldo ali mesmo na cara dos tipos. A sorte deles é que numa quinta-feira à noite a meio do mês não há ninguém a passear o chanato no Shopping.
Uma loja toda fashion, com uns empregados todos apinocados a armarem-se em metrosexuais mal enchorcados a terem de aturar um bando de ciganas e ciganitos. Demais.
E era ver os putos a correr pela loja e as mães dos Quins aos berros.
Bela risada interior. Sim porque sou prudente e calejado pela juventude de rua na Margem SuL. Ainda me viam a rir da cena e faziam-me uma espera cá fora. Era um ver-se-te-a-vias.
Ai Quim...

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

sempre acho que estas cenas ocorrem para nos lembrar do paradoxo da vida.

2:34 da tarde

 
Blogger AEnima said...

Eu adoro uma serie de tradicoes do povo cigano, mas como minoria, tem mau perder. Quando retaliam, fazem-no em grupo, sempre e so em grupo, e isso eu acho cobarde. A verdade e' que temos muito a aprender com o seu gosto e respeito pela vida, pela familia... mas certas coisas continuam a fazer-me sentir mal em relacao a eles:

- tiram as meninas da escola assim que aprendem a ler e a fazer contas, porque uma mulher nao se quer muito instruida. So o suficiente para vender na feira.

- sao extremamente sectarios em relacao a casamentos. Quem casa com "gaji"s entao nao pode voltar a fazer mais parte da familia.

- nao fazem qualquer esforco para se enquadrarem na sociedade em que vivem. Alias, dao-se ao trabalho de encherem a entrada de seus bairros com lixo, tralha e dar muito mau aspecto para que ninguem nao-cigano queira entrar la e andar pelas ruas.

- desde que se viraram para o trafico de droga, nao querem mais nada. Afinal, porque se devem importar com quem os discrimina? Mas um cigano drogado e' logo posto de parte pela familia.

- as mulhere que nao casam virgens podem ser negadas pelos noivos, mesmo que tenha sido o proprio noivo a tirar-lhe a virgindade. Para terem a certeza, sao "inspeccionadas" pelas ancias da familia momentos antes de casar. Por causa disso casam tantas aos 12 anos. Ja para nao falar dos que se casam aos 5 e 6 anos de idade, pelos pais, e depois sao obrigados a viver juntos. Uma mulher nunca se pode divorciar do homem, mas um homem pode deixar a mulher. Se a mulher lhe for infiel, eh tambem expulsa da comunidade cigana.

Podia estar aqui duas horas. Tenho amigas que trabalham exclusivamente com comunidades ciganas e por isso sei tanto. Tinha uma opiniao deles muito mais romantica antes de conhecer a realidade. A ideia de espirito livre e fora da convencao. Mas nao. So nao seguem a convencao estatal, mas seguem a deles, muito mais restrita e castrante.

12:26 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home