Este é um espaço dedicado aos sonhos.

quinta-feira, abril 12, 2007

Novo Aeroporto de Lisboa

Depois de assistir a inúmeros debates e ouvir diferentes opiniões, principalmente as dos melhores especialistas em transportes, urbanismo e solos em Portugal, os meus professores, estes sim Engenheiros de verdade, Fernando Nunes da Silva, Diogo Pinto e José Manuel Viegas, acerca da localização do novo aeroporto de Lisboa e não estando convencido dos argumentos apresentados para a decisão final com correspondência unívoca entre os nossos impostos e o lamaçal da OTA, resolvi pegar nas asas celestes e fazer-me aos céus, que é como quem diz "ir à NET".

No site da NAER - Novo Aeroporto de Lisboa, S.A. estão disponíveis todos os estudos efectuados e que conduziram a esta solução. Para muitos dos cidadãos a maioria das páginas não dirá muito mas de qualquer forma não deixem de ler, pelo menos na diagonal, as conclusões dos ditos. Depois existem dois documentos que considero importantes:

Doc. 1 - Processo de Decisão da Localização do Novo Aeroporto - Opções para o desenvolvimento do Aeroporto na OTA - Relatório de Progresso - Outubro de 1999, NAER.

Doc. 2 - Parecer da Comissão de Avaliação de Impacte Ambiental para o Plano do Novo Aeroporto de Lisboa, CAIA.

A urgência de um novo aeroporto talvez não nos dê tempo para encontrar melhor localização. Parece-me contudo que outros valores se levantam quando está em causa o desenvolvimento do país.
A minha crítica a esta opção surge depois de uma interpretação atenta do quadro acima apresentado (doc 1, página 60), da qual claramente se conclui que a opção OTA apresenta, na maioria dos critérios, uma má classificação quando comparada com as opções Rio Frio.
Os únicos aspectos em que, de facto, a opção OTA aparece em 1º lugar são os ambientais, tal como veio a provar o estudo de impacte ambiental.
Este estudo chumba as opções de Rio Frio pela natureza não minimizável, permanente e não compensável dos impactes ambientais (Doc. 2).
Em todos os outros critérios de avaliação qualquer dos outros cenários Rio Frio seria melhor.

Este deve ser dos poucos projectos em Portugal em que um estudo de impacte ambiental conseguiu determinar a escolha do decisor político. Gostaria de acreditar que assim foi, o que signficava uma opção sustentável para o futuro não apoiada meramente em critérios economicistas.
Mas não consigo acreditar. Os boys ainda não me convenceram.

Se calhar esta crítica peca por muito tardia mas ao ver o quadro acima apresentado e depois de ouvir ontem o MBA, Lincenciado em Engenharia Civil, não Engenheiro (enquanto não pagares as cotas da Ordem dos Engenheiros, meu amigo, nada feito), senhor primeiro ministro José Sócrates, afirmar tão arrogantemente e categoricamente que é a OTA e mais nada, não me consigo conformar.

Atentamente, o seu

Eng. º Civil, Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, O.E. nº 39 781.

p.s. - Prontos... agora é público e já mais 5 pessoas me poderão tratar por sr. eng.º.
Sim porque até agora a única pessoa que me trata por sr. Eng.º é o simpático e muito prestável sr. Bento. O nosso porteiro lá do escritório.
Obrigado pela deferência sr. Bento mas prefiro simplesmente L.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

simplesmente L...

4:56 da manhã

 
Blogger Ck in UK said...

Ta o caldo entornado. Oh pa, es engenheiro??????

anyway, o novo aeroporto e mais uma palhacada de deitar dinheiro fora. Onde e que PT precisa de mais um aeroporto?

e ja que falamos do assunto, pq q carga de agua tiveram q aumentar o do Porto? Maior parte dos voos directos pro porto foram cancelados.

Esta gente nao bate e bem dos cornos, desculpa la que te diga.

9:04 da tarde

 
Blogger L de Luis said...

flavita - também não abusemos da simplicidade. Às vezes também sabe bem ao ego ser bajulado e apelidado com voz suave de menino anjo.

ck - Não ck. Sou escravo de engenheiros. Sou uma Maria vai com todos que não sabe dizer que não.
PÔRRA! MAIS UM FIM DE SEMANA ENTALADO! AHHHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!
Não critiques o Aeroporto do Porto porque as patinhas celestes tb ajudaram a erguer a obra.
Se calhar a culpa nem será tanto do Aeroporto em si. Poderá ter a ver com a proximidade de Lisboa ou Vigo, ou políticas das transportadoras, sei lá.
Por mim fazia o Aeroporto de Lisboa no Porto e ligavam-se as duas cidades por TGVandanashoras.

10:55 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home