Este é um espaço dedicado aos sonhos.

domingo, março 04, 2007

Avó Maria

A minha avó Maria faz amanhã 92 anos. Nasceu em 1915, à muito, muito tempo.
No tempo dos nossos avós...como rezam as estórias de embalar.
Hoje foi dia de estar a seu lado. Dar-lhe o meu sorriso e a companhia que lhe faltam pela distância que nos separa.
Devíamos poder ter os mais velhos sempre a nosso lado. Ouvi-los rezingarem, ouvi-los simplesmente. Acho que o que os velhos mais precisam é de alguém que esteja dispoto a ouvi-los.
Infelizmente o sonho urbano da grande cidade deixou-os abandonados à sua sorte. Os filhos emigraram para a cidade e o campo envelheceu. Os netos nasceram numa terra que não é a sua porque as suas raízes ficaram longe.

A avó quis sair este Inverno de sua casa e juntar-se às suas amigas no lar de idosos da aldeia. Por sua livre e espontânea vontade. Sentiu-se só e sem forças. Não quis que o destino a encontrasse sozinha numa casa que já não a aquecia por mais calor humano que transportássemos conosco a cada visita.
Agora é uma das irmãs mais velhas que zela pelas outras mais cabisbaixas e prostradas.
Renzinga com todos e tem sempre razão. Quando se chega a esta idade pode-se. É um direito que se adquire.
Parabéns avó.

Para que saibam hoje na lezíria Ribatejana as cegonhas andavam num alvoroço que só visto. Vôos razantes aos veículos forasteiros deixavam adivinhar a construção acelerada de ninhos à espera da Primavera.

Nota gastronómica: Plumas de porco preto com migas de coetros bem regadas com um tinto da Fundação Eugénio de Almeida no restaurante Gato Preto em Ponte de Sôr, recentemente instalado num antigo armazém restaurado a preceito, mesmo junto à antiga estação dos comboios, onde em tempos felizes, um certo tio Mariano esperava, de braços abertos e com o seu espada verdinho reluzente, o pequeno traquinas.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

amanhã então faço um pedido para as estrelas em homenagem a avó Maria. Nada melhor do que voltar e reencontrar nossas origens.

Saudades da minha avó...

11:04 da tarde

 
Blogger L de Luis said...

Obrigado Flavia. Ela tb faz sempre um pedido para mim mas que está a ser difícil de cumprir.Coisas de nonna, não?

11:16 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Pedidos de nonna. Isso me lembra uma história engraçada. Minha avó vivia pedindo que quando eu crescesse seguisse o Evangelho. Eu menina de tudo (que tive uma educação espiritual, mas não religiosa) cheguei preocupadíssima em casa: "Mãe, quem é esse tal de Evangelho que eu tenho que seguir?" Santa ignorância...

11:30 da tarde

 
Blogger R de Regina said...

Este comentário foi removido pelo autor.

12:43 da tarde

 
Blogger L de Luis said...

Gina Giatti - Muito gentil da sua parte.

2:03 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home