Este é um espaço dedicado aos sonhos.

sexta-feira, setembro 22, 2006

Portugal real

Vou-vos contar uma estória triste que retrata um pouco deste nosso querido Portugal que tantas vezes não nos merece.
É real e passou-se bem perto de mim.
Era uma vez um petiz com dois anitos de idade, reguila, cheio de vida que acordou um certo dia com um inchaço na pálpebra de um dos seus olhitos.
Os papás naturalmente preocupados com o filhote questionavam-se o que será, o que não será? Troçolho? Alergia? Inflamação da vista?
Visita ao médico pediatra que o encaminhou ao Hospital Dona Estefânia.
Suspeita de algo mais complicado. Toca de fazer um TAC, mas pasme-se, sem contraste pois não havia um médico anestesista de serviço que o pudesse administrar.
Então bombardeia-se uma ervilha de dois anos com radiação pesada num exame que se sabia à partida não ser totalmente conclusivo. E porque que é que não fizeram um exame mais conclusivo como a ressonância magnética? Porque, inacreditavelmente o Hospital Pediátrico Dona Estefânia, referência em Portugal, não terá o equipamento necessário para este tipo de exames.
Recomenda-se então a criança seja avaliada por um especialista em otorrinolaringologia pois dada uma otite recente poderia residir aí a causa do problema.
Feitos outros exames, toca a assustar os pais com o diagnóstico de que se tratava de um tumor, e que já se encontrava espalhado pelo corpo todo.
Desespero, claro. Agora recambia-se a família com o bebé para o IPO para fazer uma biópsia e avaliar com mais certezas o possível tumor.
Lá chegados, mais um vez esbarram com o nosso magnífico serviço nacional de saúde em toda a sua pujança:
"- Ah! Hoje não pode ser feita a biópsia porque já não há pessoal disponível. Vão ter que esperar até segunda feira" (15:30 de uma sexta-feira, está-se mesmo a ver não é?).
Por sorte o pai conhece alguém que se mexe mto bem nos meandros da saúde em Portugal e que de imediato contactou o Director daquele serviço do IPO.
Claro que passado uma hora estavam a preparar a criança para a biópsia.
Afinal agora já não parece ser tão grave como se suspeitava estando ainda em processo de avaliação e despistagem.
Um nó na garganta e um murro no estômago foi o que senti ao saber desta estória.
A imprudência com que se fazem diagnósticos precipitados, a falta de equipamentos básicos nos principais hospitais, a ligeireza com que se fazem exames de diagnóstico sem o cuidado de à partida avaliar a sua adequação à situação e ao doente, a ausência do sentido de serviço público ao próximo, são de bradar aos céus e contrariam o discurso das grandes reformas para a saúde, pois tudo fica na mesma.

Toca porque é uma ervilha, indigna porque é o nosso país e porque sem o factor CUNHA estamos à mercê da sorte por esses corredores e enfermarias fora.
Bem sei que não é tudo assim mas existir um caso destes para relatar já é suficientemente mau.
Espero que tudo corra pelo melhor para o petiz e para a sua família.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Cabe-nos a nós, meu caro, como comuns mortais que somos tentar chamar a atenção para estas situações e, aproveitando enquanto temos forças, mudar o mundo para algo um pouco melhor para as gerações vindoras!...

Mas acima de tudo, pare-se, escute-se, pense-se, e... ... ...

Palavras para quê, é triste sabermos que estas realidades acontecem no mundo que nos rodeiam...

GM

11:35 da tarde

 
Blogger Ck in UK said...

2 coisas anjo:
1. aqui no melhor hospital privado, diagnosticaram cancro do ovario a uma amiga de 27 anos qdo ela tinha pedra num rim. A desgracada qse teve um ataque cardiaco no processo

2. a cunha e de facto um problema. No brasil chamam-lhe o factor QI, de Quem Indica!!!! super apropriado.

8:47 da tarde

 
Blogger Santiagando said...

Impressionante: depois de um telefonema, passou a haver pessoal disponível para efectuar o exame!!

Foram buscar o pessoal a casa ou estava mesmo lá sem fazer nada?

12:43 da manhã

 
Blogger Horas Vagas said...

Apre! Deus nos livre... nem sabes quantas portas foram abertas e processos facilitados com a minha carteirinha... profissional!

12:58 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home