Este é um espaço dedicado aos sonhos.

sábado, julho 07, 2007

Teoria dos Enxames

(...) Estas ideias sublinham uma importante verdade sobre a inteligência colectiva: os grupos só costumam ser sábios quando a cada membro, a título individual, age de maneira responsável e toma as suas próprias decisões. Um grupo não será inteligente se os seus membros se imitarem, forem escravos das modas ou esperarem que alguém lhes indique o que fazer. Seja ele composto por formigas ou por advogados, um grupo precisa que cada membro cumpra a sua função, para ser inteligente. Para quem, por vezes, pensa se valerá mesmo a pena reciclar mais uma garrafa para atenuar o nosso impacte sobre o planeta, a ideia a reter é que cada acto por nós praticado é importante, mesmo que não o consigamos vislumbrar.
Imagine uma abelha, percorrendo o interior da sua colmeia, ela estremecerá para gerar calor e, com isso, ajudará a aquecer a postura ou a prole vizinhas.
Ela não sabe que centenas de operárias de outras zonas da colmeia estão a fazer a mesma coisa ao mesmo tempo para bem da próxima geração.
"Como cada um de nós, a abelha não tem noção do quadro geral", diz Seeley. "Nenhum de nós conhece as necessidades colectivas da sociedade."
Mas para quem ande à procura de um modelo a seguir num mundo cheio de complexidades, talvez seja boa ideia imitar as abelhas."

in National Geographic

E esta hein?
Porque teimamos em ser tão diferentes dos bichos?
Assim vamos extinguir o bicho homem.
Talvez seja a solução para o planeta Terra.

Por cá o Verão chegou finalmente.
Agora sim, apetece o fresco da água do mar.
É só pôr os Rayban na tromba, a tanga leopardo a tapar os excessos dos últimos meses, enfiar no dedo do pé a bela havaiana verde amarela, creme NIVEA q.b. factor 6, toalha ao ombro e lancheira térmica bem aviada.
Estamos prontos para abrir a época balnear.
Venham as ondas do mar, as gaijas da praia e os perna-de-pau.
Eu gosto é do Verão...lalalalalalal...
Estou a postos.

4 Comments:

Blogger Unknown said...

Factor 6? isso e queimadura na certa!
e sim, somos bichos.
abraco

11:02 da manhã

 
Blogger R de Regina said...

Este comentário foi removido pelo autor.

1:20 da tarde

 
Blogger Ck in UK said...

Entao voltaste!!!!
Adorei essa das abelhas. Ha outra semlehante sobre os grupos de macacos e uma comparacao com a hierarquia das grandes empresas. Nao sei se ja leste ?

ps - where have you been?

8:02 da tarde

 
Blogger L de Luis said...

melões melodia - Não te lembras da moda de besuntar o lombo com coca-cola para ficar negro que nem carvão?A minha escola é essa. A do bronze envernizado.

rubrica brasil - acho que o Outono vai ser melhor.

ck in uk - As abelhas eu admiro...são obreiras e fazem coisas doces...agora...essa macacada das grandes empresas...nah...não me convence.
Por aqui mesmo, por ali, saltitando de nuvem em nuvem. Inspirando o ar divino e celestialemente azul desta nossa Tugolândia.

1:44 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home