Este é um espaço dedicado aos sonhos.

quarta-feira, outubro 11, 2006

Leituras - Parques urbanos ou espaços para a alma

" Para os seres humanos, a natureza é rejuvenescedora. Afinal, a nossa espécie não floresceu num ambiente de cimento e betão, mas em florestas e pradarias selvagens. Os nossos ouvidos não foram talhados para o grito penetrante das sirenes, mas para escutar o discreto arranhar das patas de um predador e o uivo do vento a avisar mudança de tempo. Apurámos os nossos olhos para distinguir, não os monótonos matizes de cinzento da cidade, mas as delicadas tonalidades de amarelo-dourado, verde-azeitona e grenat que assinalavam a existência de fruta madura e de folhas tenras.
Quanto aos nossos cérebros, desenvolveram-se para recompensar, com sensações de profundo prazer, os esforços dos nossos sentidos. (...)"

"(...) Que motivos levarão uma cidade a esforçar-se por cultivar espaços verdes entre a pedra e o betão, suportando as despesas desse embelezamento?(...)

"(...) as pessoas residentes em edifícios próximos das áreas verdes tinham um espírito comunitário mais apurado e lidavam melhor com as tensões e as dificuldades do quotidiano. Eram menos agressivas, menos violentas, atingiam melhores níveis de desempenho em testes de concentração e conseguiam gerir os seus problemas de forma mais eficaz.(...)"

in National Geographic

Todos aos jardins, parques e relvados das nossas cidades, levem as vossas ervilhas de tiracolo, lancheira nic-pic e disfrutem das solarengas tardes de Outono/Inverno.
Há um que eu gosto muito. É o jardim das Amoreiras, ali mesmo ao lado da Mãe D'Água.

2 Comments:

Blogger calamity jane said...

Tb gosto muito do jardim das Amoreiras onde eu um dia fui feliz (hehehe!). Mas hoje apetecia-me meeesmo uma praiita. Na costa alentejana. Pronto, podia ser ali na Fonte da Telha, mas longe da malta e do lixo....

1:33 da tarde

 
Blogger L de Luis said...

Onde é que eu já disse essa frase?
Ah! Já sei. Foi aqui e deixei recado nos quadradinhos na imagem.
Vê lá se reconheces.
http://flickr.com/photos/vitor107/153815059/

12:45 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home