Este é um espaço dedicado aos sonhos.

domingo, março 25, 2007

Prémio Secil de Arquitectura

Serve o presente post apenas para lembrar que o Prémio Secil de Arquitectura de 2006 foi atribuído ao arquitecto Álvaro Siza Vieira pelo Equipamento Desportivo Ribera-Serrallo em Barcelona.

http://www.fernandoguerra.com/siza/

Se gostam de fotografia e de arquitectura não deixem de ver também as outras reportagens do Fernando Guerra e sobretudo a das Piscinas do Atlântico do arquitecto Paulo David na ilha da Madeira.
Gostei especialmente desta última. Não sei se é fotografia de arquitectura ou arquitectura das fotografias. Ficamos na dúvida tal é a qualidade de uma e outra. Um olhar especial é necessário e ajuda a perceber de facto a intenção. Penso que o Fernando Guerra é craque em nos mostrar essa intenção com o seu olhar. Quando for crescido tambem quero olhar assim.

http://www.fernandoguerra.com/salinaslideshow/

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Isso me lembra o clássico "Tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?". Bom, creio que a fotografia e a arquitetura sempre andam de mãos dadas. São linguagens diferentes para se expressar forma-tempo-espaço.

Sobre as fotos "Piscinas do Atlântico": as que têm participação especial dos meninos dão um show a parte. Outras muito interessantes bem geométricas também figuram entre as favoritas ;)

3:33 da tarde

 
Blogger L de Luis said...

Concordo. A ervilhagem a pular no mar dá uma outra dimensão aos retratos especialmente se tivermos presente que Câmara de Lobos na Madeira é um local com muitos problemas sociais. Desemprego, pobreza, marginalidade, abuso de menores, famílias destruturadas, alcoolismo, toxicodependência,...Os meninos estarem presentes nas fotos faz com que estas fotografias além de bonitas estejam carregadas de simbolismo. Boa arquitectura pode também ser uma forma de ajudar aquelas pessoas transformando o meio em que vivem em algo melhor.

3:41 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Olha só, e eu nem sabia de nada disso. Mas isso também explica a bela presença. Eu que já fotografei crianças pobres e "ricas" conheço bem a diferença. Prefiro mil vezes fotografar os pequerruchos carentes. A energia, a beleza, a intenção e a alegria são mais, muito mais.

3:43 da tarde

 
Blogger L de Luis said...

Então espreita aqui http://www.flickr.com/photos/goulao/sets/72157594576417729/

3:52 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Ah o trabalho dele é muito legal. Vi algumas fotos antes quando naveguei pela página da BB. As crianças são lindas ;)

5:49 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home