Este é um espaço dedicado aos sonhos.

sábado, outubro 29, 2005

Ynari. A Menina das Cinco Tranças


Uma magnífica estória do escritor Angolano Ondjari contada pelas meninas da animateatro
numa versão "sombras chinesas", a que eu assisti deliciado com os piquenos apontamentos sonoplásticos e com a projecção de sombras das actrizes/narradoras do conto.


Apetece-me dizer agora:

A palavra é uma arma do nosso coração.


"Ynari é uma menina com cinco tranças e muita vontade de conhecer outras aldeias.
Perto do rio, Ynari encontra um homem pequenino e descobre que a guerra também faz parte do mundo. Com a ajuda das suas cinco tranças, a menina vai mostrar que as crianças, com magia e ternura, podem mudar todas as aldeias e acabar com todas as guerras.
Numa viagem de sensibilidade e sabedoria, com estrelas e cores, é possível inventar ou destruir palavras. Brincando com os sentidos da vida e da paz, Ynari redescobre uma palavra antiga cheia de uma magia nova: «amizade»."

sexta-feira, outubro 28, 2005

Capa de Revista



Numa banca perto de si.

O Azul de Joel Mason


Joel Mason
Originally uploaded by Christofer C. Dierdorff.
Um mundo azul nos olhos de um ser luminoso que emerge das profundezas obscuras da terra.

quarta-feira, outubro 26, 2005

O meu amigo Jamiro

Estava eu no HP, enquanto remava num lago ficcional e pensava na vida (hoje foi dia de mais um comprimido da Malária e o estado deprimido é um dos seus efeitos, um resquício ainda das andanças por terras andinas), eis que surge em pleno horizonte "plasmático" o meu mais recente amigo VIP: o Jamiro.
"- Há quanto tempo que eu não te via pá! Já lá vai um tempo."
Sempre a dar-lhe só como ele sabe e com toda aquela áurea que faz dele um "berdadeiro artista".
Inspirou-me logo ali para a minha aula de Volta a Portugal em Bina Estática que se seguia às remadelas do aquecimento.

Foi numa bela noite de Verão, em pleno Agosto algarvio que tudo sucedeu.

Era uma das últimas noites da tão badalada Casa do Castelo e eu lá estava para "ber as bistas e buber o binho". Enfim uma noite de arrebimbó malho, pois um gajo não podia morrer estúpido sem nunca ter pisado tão afamado estabelecimento de conbíbio.

Os primeiros raios de Sol despontavam na madrugada, os foguetes já tinham sido lançados e estavam-se a recolher as últimas canas quando, do meio da massa humana que ainda deambulava pelo recinto, surge um cordão de gorilas em passo acelerado e no meio deles, para meu espanto... quem é que os meus olhos vêem? Jay Kay!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!O moço apercebe-se de que eu tinha sido o único ainda com a sobriedade e lucidez para o distinguir. Finta o cordão de segurança que o acompanhava, faz um pequeno desvio e em passo de corrida sorri e dá-me aquela palmadinha nas costas como que a dizer: Tásse Cara!

Nem queria acreditar que tinha sido tocado por uma das mais luminosas estrelas da música dos dias de hoje e que para mim encarna, como nenhum outro, o papel do verdadeiro "one man show".

Moral da história: "Um gaijo tem que arrancar prá noite, senão morre estúpido".

Rajá, é pró menino e prá menina!

Poderão não ser os chocolates mais fashion e elaborados do mundo como os arrogantes e exuberantes Pierre Marcolini, mas são nossos! E mais! Fazem-me uma doce companhia em muitas noites de insónia. São os Rajá, bombons de creme redondos.

Ingredientes:

Cobertura - Açucar, gordura vegetal, cacau magro em pó, manteiga de cacau, emulsionante (lecitina), aromatizante (vanilina), noz moscada.

Recheio - Açúcar, glucose, emulsionante (E-420), aromas de síntese de morango, laranja, ananás e baunilha, regulador de acidez, (ácido cítrico), corantes (E-102, E-124)

terça-feira, outubro 25, 2005

Super-Cavaco vs Super-Mário

"(...) Cavaco é uma personagem natural do Gato Fedorento, na minha opinião. Ficava bem na série Barbosa, de fato e gravata e muita humildade e serviço à pátria. Por isso, vender o Super-Cavaco não é fácil, a não ser aos meninos e meninas que apreciem o género e prefiram a águia ao condor (...)"

Clara Ferreira Alves no
Diário Digital

A volta ao Mundo em três mandatos!

Sobre as sua viagens e excursões turísticas, assim dissertou hoje o Marocas: "(...) a propósito das minhas deslocações ao estrangeiro costuma-se até dizer que: Se Deus está em toda a parte ... O Mário Soares já esteve! (...)".

sábado, outubro 22, 2005

Beijos do Brasil


Spring time
Originally uploaded by Renata Baião.
Beije você também ;)

sexta-feira, outubro 21, 2005

A eterna jovem esperança afirma-se como titular no plantel principal




Um jovem esperança do panorama politico português, "acabadinho da silva" de sair dos juniores, ainda de soquete branco meio arrendado a cobrir-lhe a pele lisa, imberbe, de teenager jota inconsciente, avança destemido e isolado, com toda a inocência de uma "primeira vez", para a grande área, sob o incentivo esfusiante da claque fraticida JFLLL "jota franja laranja lambida ao lado".
A baliza está escancarada. Os defesas ficaram-se a marcar uns aos outros ali atrás no flanco esquerdo. Puxam as suas camisolas, todos querem a de número um e gritam uns com os outros deixando uma auto-estrada aberta à "Ferreirinha Amarela" e sem portagens pelo centro e junto à ala direita.
Será que concretiza? É a emoção contida na bancada. A ansiedade paira no ar....Lentamente os cachecóis são dobrados e as bandeiras enroladas no pau. O público começa a abandonar a bancada abanando a cabeça, ainda antes mesmo do remate certeiro para golo ser anunciado às massas, no altifalante da telefonia sem fios. Já não há paciência. É que o estacionamento pago está pelas horas da morte e a malta não tem mais pilim para o parquímetro. Não há pachorra para tanto bailarico com a bola nos pés em frente à baliza, pá! Marquem lá essa merda e acabem com o jogo, pá!

quarta-feira, outubro 19, 2005

IBERIA - Onde é que estão as hospedeiras de bordo?

O mito cai por terra. A elegância e o charme das belas hospedeiras do ar está a desaparecer com a banalização deste meio de transporte. A aviação civil de nuestros hermanos anda pelas horas da amargura. Na minha viagem de regresso de Lima a Madrid, um vôo de 12 horas num avião da IBERIA cheio de turistas seria de esperar um atendimento de primeira qualidade com muitas beldades a servirem-nos e aquele sorriso maroto de sempre. No entanto as únicas curvas ao dispor do passageiro que por lá vi foram as das rugas da hospedeiras cuja média de idades deveria rondar os quarenta e muitos anos. Uma tristeza. Uma desolação. Tanta antipatia e material fora do prazo de validade. Senti mesmo insegurança ao pensar que poderia ter mesmo que prestar auxílio a uma dessas "bruxas do ar" em caso de emergência. Meus caros amigos quando tiverem que optar por uma companhia para viajarem 12 horas transatlanticas procurem saber se vos espera uma equipa tipo comissão de reformadas do ar.

sexta-feira, outubro 07, 2005

Peru - Dia 10.

Pois bem aqui estou do hotel na cidade de Puno. Sao 17 horas e acabo de chegar de dois dias de viagem pelas ilhas de Uros (as ilhas artificiais flutuantes), Amantani e Taquille todas elas situadas no Lago Titikaka. O maior lago navegavel do mundo a 3 mil e muitos metros de altitude. Um oceano andino a grandes alturas. Finalmente pude comprovar as dificuldades de se estar em altitude e as virtudes das folhas de coca. Esta a ser a melhor de todas as viagens que alguma vez fiz. Nunca pensei que num mesmo pais se pudesse passar por desertos de areia com montanhas de dunas gigantes a planaltos verdejantes.
Um regalo para a vista e para os espiritos andarilhos.
Amanha rumamos a Cuzco a partir de onde daremos inicio a caminhada de 4 dias ate Machu Picchu
Enfim um banho quente espera-me. Vou subir ao quarto.